sexta-feira, 20 de maio de 2011

O PT é pela greve dos professores


O Partido dos Trabalhadores de Jaraguá do Sul vem por meio deste manifestar total e irrestrito apoio aos profissionais da educação de Jaraguá do Sul e região e de todo o Estado de Santa Catarina, nesta luta incansável por melhores condições de trabalho.
O partido entende que não é admissível ficar inerte diante de tal realidade, na qual o governo do Estado ignora não somente uma lei sancionada em 2008 como, mais recentemente, a decisão do Supremo Tribunal Federal em favor dos trabalhadores do magistério e da educação básica.
Tudo em uma clara estratégia para ganhar tempo. O fato é que o Estado terá de pagar o piso, estabelecido em R$ 1.587 para uma jornada de 40 horas semanais. E piso é vencimento, não remuneração.  Portanto, as gratificações e outros extras não devem ser incorporados na conta do piso, conforme já proclamou o STF no julgamento da liminar.
Outras reivindicações da categoria são igualmente legítimas, caso da regra de que um terço da carga horária do professor deverá ser reservado para atividades extraclasse, como planejamento de aula e atualização.
Por estas razões, o PT de Jaraguá do Sul é totalmente favorável à greve dos professores no Estado, e que na região do Vale do Itapocu cresce a cada dia. Está claro que não se trata de uma manifestação política, mas do magistério catarinense.
Contudo, o Partido dos Trabalhadores, que nasceu das lutas da classe trabalhadora e, em outros momentos, esteve à frente do movimento do magistério, se vê como parte integrante deste processo, que sairá fortalecido quanto mais forem os setores da sociedade envolvidos.
Além de acompanhar e participar das ações lideradas pela Regional do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), o PT manifestará sua posição oficial por meio de uma moção de apelo, proposta pela bancada do Partido na Câmara de Vereadores, subscrita pelos demais pares e endereçadas ao governador do Estado e aos deputados estaduais.

Riolando Petry
Presidente do PT de Jaraguá do Sul




2 comentários:

  1. E os alunos, alguém já parou para pensar neles?

    ResponderExcluir
  2. Não de uma forma imediatista como a sua. Ou acha que eles são beneficiados deixando as coisas como estão?

    ResponderExcluir