quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Deputado critica Marfrig e defende agricultores afetados pelo fechamento de unidade em Jaraguá do Sul


Os prejuízos causados aos agricultores em decorrência da decisão do grupo Marfrig, que fechou a unidade da Seara Alimentos em Jaraguá do Sul, em dezembro do ano passado, foram objeto de pronunciamento do deputado Dirceu Dresch, líder do PT, na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 22. O parlamentar defende que a empresa cumpra os contratos com cerca de 200 produtores de aves da região, assunto que será tratado na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural do Legislativo.
Além de prejuízos aos agricultores integrados dos municípios de Jaraguá do Sul, Apiúna, Pomerode, Massaranduba, São João do Itaperiu e Guaramirim, o fechamento da unidade causou a demissão de 890 funcionários que trabalhavam no frigorífico, com capacidade de produção de 9.000 aves/hora e 32 toneladas/hora de ração.
Pelos contratos firmados, a empresa pagaria aos agricultores o alojamento de seis lotes de aves durante o ano. No entanto, com o fechamento da unidade de Jaraguá do Sul a Marfrig quer limitar o pagamento a quatro lotes. “Os agricultores familiares construíram os aviários, investiram em equipamentos exigidos pela empresa e agora ficarão com dívidas. Se a empresa garantiu a compra de seis lotes de aves durante o ano e isso foi firmado em contrato, deve ser cumprido”, disse Dresch.
Na reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, na próxima semana, o deputado vai propor a realização de audiência pública para tratar do assunto, com a convocação de autoridades e representantes da empresa.


Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch
Líder do PT na Assembleia Legislativa de SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário