terça-feira, 6 de setembro de 2011

RESPOSTA AOS LÍDERES ESTUDANTIS


Socializando texto do companheiro Sérgio Homrich, em resposta às declarações do presidente do DCE que, por sua vez, respondia a artigo publicado pela bancada do PT nos jornais da cidade.

Sou totalmente favorável aos vereadores petistas contrários ao repasse de R$ 500 mil para a instituição Unerj/PUC. Também sou do PT e entendo que a Prefeitura deva priorizar o conjunto da população, não apenas os estudantes do ensino superior privado. O município precisa estruturar os seus próprios espaços de cultura e educação, trabalhar para a comunidade como um todo. A Unerj/PUC não necessita de - mais - recursos públicos para aumentar ainda mais o poder econômico, é privada, muito bem paga - e com sacrifício - para prestar o serviço que presta, vive do dinheiro dos alunos e pais de alunos. Não importa se o repasse é legal, trata-se de questão moral, não deve ser feito.
Mas "quem pode mais, chora menos", diz o ditado, os mais fortes e oportunistas conseguem mais dinheiro, com mais facilidades, querem tudo "mais". O município deve formar cidadãos que se dediquem ao público, àquilo que é de todos. Quer dinheiro? Financie, da mesma forma que a maioria dos alunos faz em relação às pesadas anuidades escolares, conseguem pagar o "empréstimo" da faculdade anos depois de formados.
Esses novos líderes estudantis, fazendo-se de bons moços, são instrumentos de alienação, confundem a opinião pública e estão a serviço dos poderosos. Agora vêm com protesto pacífico no desfile do 7 de setembro, os paladinos da moralidade... Querem enganar a quem? Desde quando foram às ruas para reivindicar algo que seja do bem coletivo, agora esbravejam contra a corrupção? Só vôces detestam a corrupção? E antes, quando o país estava entregue nas mãos dos agiotas do patrimônio público, dos profetas da privatização e da dependência externa, dos entreguistas do estado mínimo, o que fez a troupe de vocês? Pior do que a época dos seus comparsas partidários, tenho certeza, o Brasil não está.
As entidades estudantis devem ser verdadeiras sementes de lideranças e não esse faz de conta de gente que tem nojo de povo, tem preconceito social. Foram se achegando, dissimulados, como quem não quer nada, e agora ocupam o espaço que detestam. Hipocrisia. O povo sabe reconhecer aqueles que estão a seu lado.
Sérgio Homrich dos Santos - Jornalista, integrante do diretório municipal do PT de Jaraguá do Sul - shomrich@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário